O início de tudo

Como forma de despertar o interesse de jovens às áreas tecnológicas e suprir a carência de pessoal em desenvolvimento de software com qualidade, foi posto em ação em 2010, o Programa de Intercâmbio Tecnológico – PROGINTEC, que tem como objetivo compartilhar conhecimento tecnológico em desenvolvimento de sistemas com estudantes do ensino médio e superior, além de incentivar a criação de células para desenvolvimento e pesquisa.

O PROGINTEC tem como base fundamental a engenharia de software e possui três pilares de sustentação: capacitação (com promoção de cursos, workshops, grupos de estudos); pesquisa (buscando novas soluções e aperfeiçoando técnicas e ferramentas) e desenvolvimento (construindo produtos de software profissionais para dar uma boa experiência aos alunos do ensino médio profissional e superior).

Frutos do Trabalho

Como primeiro fruto do PROGINTEC, foi criado no início de 2010 o Núcleo Integrado em Java – NINJA, que tem como objetivo promover cursos de capacitação, criar ilhas de desenvolvimento de sistemas e realizar pesquisas dentro do universo Java.

O NINJA está em sua quarta turma do Treinamento de Formação de Programadores Java, por meio de uma parceria com a e-Dea (Empresa Jr da Computação - UFC), beneficiando 40 estudantes e as crianças do IPREDE que receberam latas leite em pó arrecadadas com as inscrições.

Como outro fruto do programa aconteceu em Janeiro de 2011 no Campus do Pici - UFC, a primeira EVEnSoft - Escola de Verão em Engenharia de Software. Uma escola de verão onde foram oferecidos 9 minicursos em diversas áreas da Engenharia de Software. Foram mais de 150 inscrições e arrecadadas quase 1 tonelada de alimentos não perecíveis, que foram doados à Instituição Cristo Rei, localizada na Av. Bezerra de Menezes, 1643, que abriga crianças e adolescentes carentes. O evento foi promovido por 6 PETs da UFC: Computação, Eng. Civil, Eng. Mecânica, Eng. Metalúrgica, Eng. Química, Eng. Teleinformática. E contou com o apoio da Caelum, e-Dea e Milfont Consultoria.


A II EVEnSoft - Escola de Verão em Engenharia de Software foi realizada no Campus do Pici - Bloco da Computação (1 lab) e na Faculdade Lourenço Filho (2 labs). Foram oferecidas 9 oficinas em diversas áreas da Engenharia de Software. Nesta edição foram arrecadadas mais de 300 latas de leite em pó, que foram doadas ao IPREDE e ao Lar Torres de Melo. O evento foi promovido e organizado pelo PET Computação - UFC, Fábrica de Software - FLF, Grupo ARiS - FLF e NINJA - Núcleo Integrado em Java. O evento foi patrocinado pela e-Dea e contou com o apoio institucional do DC-UFC e FLF.


Momentos Especiais

Entrega de mais de 70 latas de leite no IPREDE (jun/2011)
Preparação para entrega de quase 1 tonelada de alimentos arrecadados na EVEnSoft (dez/2010)
Dona Gercila e crianças atendidas pela Instituição Cristo Rei (dez/2010)